Nesta quarta-feira (21/8), O DF Mobilidade noticiou que o atual presidente do PSDB-DF, Sergio Izalci, filho do senador Izalci (PL-DF), se vê em meio a uma batalha interna após a divulgação de que o partido pode sofrer uma intervenção nacional para substituí-lo pelo atual secretário de Segurança Pública do GDF, Sandro Avelar.
A informação que foi confirmada pelo presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, que afirmou que a mudança visa revitalizar a legenda na capital federal.
O diretoria nacional do partido em nota disse causar “estranheza a manifestação do presidente do PSDB-DF que, ao exercer seu direito constitucional e democrático do contraditório e ampla defesa, passou a proferir acusações de atos antidemocráticos e autoritários.”
A diretoria nacional do PSDB reafirmou ainda seu compromisso e lealdade a democracia e ressaltou que “o PSDB não é legenda de aluguel! O PSDB é um partido que respeita a democracia e não aceita práticas de ingerência de ex-filiados em órgãos partidários, com o objetivo de manter o controle à distância por intermédio de funcionários, parentes ou amigos”.
Em nota oficial, Sérgio Izalci ressaltou que a Comissão Executiva Regional e o Diretório Regional foram eleitos de forma legítima, por voto direto e secreto, em conformidade com o Estatuto do PSDB. Ele reforçou que o respeito ao resultado das urnas é um valor fundamental da democracia e que não pode ser ignorado por interesses políticos imediatos.
Confira a nota na íntegra:
Na tarde desta quarta-feira, 21, após protocolar defesa à representação apresentada, o presidente do PSDB do Distrito Federal, Sérgio Izalci, manifestou no seu perfil em rede social para repudiar “toda atitude antidemocrática e autoritária”.
Causa estranheza a manifestação do presidente do PSDB-DF que, ao exercer seu direito constitucional e democrático do contraditório e ampla defesa, passou a proferir acusações de atos antidemocráticos e autoritários.
Diferentemente da ação infiel do senador Izalci que deixou o PSDB após ter sido eleito em 2018 com recursos do Fundo Eleitoral do PSDB e disputar o cargo de governador do Distrito Federal em 2022, também financiado com os recursos do PSDB, o Partido se mantém leal à democracia.
Aliás, é de se registrar que o PSDB não é legenda de aluguel!
O PSDB é um partido que respeita a democracia e não aceita práticas de ingerência de ex-filiados em órgãos partidários, com o objetivo de manter o controle à distância por intermédio de funcionários, parentes ou amigos.
A democracia não se restringe simplesmente a ser eleito, mas se estende a como se é eleito e, ainda, a legitimidade, ética e moral no processo de escolha daqueles que foram eleitos.
O respeito à democracia está plasmado no estatuto do PSDB, que estabelece normas e regras para corrigir abusos e repelir a ingerência de agentes estranhos ao quadro partidário que tentem manipular seus órgãos de direção em detrimento do exercício democrático participativo dos seus filiados.
*DIREÇÃO NACIONAL DO PSDB*