A Polícia Federal (PF) realizou uma operação na manhã desta quarta-feira (14/8) na residência de Sandra Mara Volf Pedro Eustáquio, esposa do jornalista bolsonarista Oswaldo Eustáquio, no Lago Sul, em Brasília. A ação ocorreu menos de 24 horas após Elon Musk, dono da rede social X, divulgar uma decisão sigilosa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que mirava Sandra Mara e a filha adolescente do casal.
A decisão envolvia o bloqueio dos perfis de Sandra Mara e da jovem no X. A filha de Eustáquio também teve contas bancárias bloqueadas por ordem de Moraes, que alegou que a conta estaria sendo usada para financiar o jornalista no exterior e ajudá-lo a permanecer foragido.
Nesta quarta-feira, a PF foi à casa de Sandra Mara em duas viaturas descaracterizadas, com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Conselho Tutelar.
Com prisão decretada desde 2022, no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, Eustáquio é considerado foragido e atualmente mora na Espanha, onde pediu proteção internacional.
Oswaldo Eustáquio aguarda a decisão do governo espanhol sobre o pedido, que inclui seus dois filhos menores. Se aceito, ele terá assistência jurídica e médica gratuita, além de documentos espanhóis como solicitante de proteção internacional.
Em sua justificativa, Eustáquio afirmou que seus filhos foram alvo de tentativas de sequestro no Brasil, mas disse desconhecer a identidade dos criminosos.
A filha do jornalista que mora em Brasilia usou as redes sociais para pedir socorro.