fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Advocacia-Geral da União pede remoção de postagens do encontro de Celso Amorim e Nicolás Maduro

Agência Brasil
Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou às plataformas de redes sociais, incluindo X (anteriormente conhecido como Twitter), Instagram e Facebook, a remoção de postagens que mostram um encontro entre Celso Amorim, assessor para assuntos internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente venezuelano Nicolás Maduro. As imagens, que foram postadas logo após as eleições presidenciais na Venezuela, são alegadamente manipuladas por inteligência artificial.

A controvérsia surgiu após o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) compartilhar uma imagem de uma reportagem de julho de 2023, afirmando que a reunião entre Amorim e Maduro, um dia após as eleições venezuelanas, foi uma tentativa de validar o processo eleitoral na Venezuela. A AGU aponta que a manipulação da imagem tem o potencial de confundir a população brasileira sobre a posição oficial do Brasil em relação às eleições venezuelanas.

A postagem foi removida pelo deputado após repercussão negativa, mas já havia circulado amplamente nas redes sociais. Em resposta, a AGU alertou que se as plataformas não atenderem ao pedido de remoção, os vídeos e imagens alteradas deverão ser claramente marcados como conteúdo gerado por inteligência artificial.

Comentários