fbpx
Pesquisar
Close this search box.

EUA reconhece Edmund Gonzales vencedor das eleições na Venezuela

Antony Blinken - Foto/reprodução do Instagram
Antony Blinken - Foto/reprodução do Instagram

Governo Biden reconhece Edmundo González como vencedor das eleições na Venezuela.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que Edmundo González venceu a eleição presidencial de domingo, desmentindo a reeleição de Nicolás Maduro. Blinken destacou que as folhas de contagem mostram uma vitória clara de González, pressionando Caracas a divulgar os resultados completos.

 

 

Os EUA acabam de reconhecer a vitória de Edmundo González nas eleições presidenciais na Venezuela:

 

“”Os Estados Unidos aplaudem o povo venezuelano por sua participação na eleição presidencial de 28 de julho, apesar dos desafios significativos. Pelo menos 12 milhões de venezuelanos foram às urnas pacificamente e exerceram seu direito de votar. Infelizmente, o processamento dos votos e o anúncio dos resultados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), controlado por Maduro, foram profundamente falhos, resultando em um resultado que não representa a vontade do povo venezuelano.

 

O anúncio rápido do CNE de Nicolás Maduro como vencedor da eleição presidencial veio sem evidências de apoio. O CNE ainda não publicou dados desagregados ou qualquer uma das atas de apuração, apesar dos repetidos pedidos dos venezuelanos e da comunidade internacional. A missão de observação do Centro Carter relatou que a falha do CNE em fornecer os resultados oficiais ao nível de seção, bem como as irregularidades ao longo do processo, retiraram qualquer credibilidade do resultado anunciado pelo CNE.

 

Enquanto isso, a oposição democrática publicou mais de 80% das atas de apuração recebidas diretamente das seções eleitorais em toda a Venezuela. Essas atas indicam que Edmundo Urrutia recebeu a maioria dos votos por uma margem insuperável. Observadores independentes corroboraram esses fatos, e esse resultado também foi apoiado por pesquisas de boca de urna e contagens rápidas. Dada a evidência esmagadora, está claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o povo venezuelano que Edmundo Urrutia ganhou a maioria dos votos na eleição presidencial de 28 de julho.”

 

 

Comentários