Conhecido por alguns como “novo Uno” ou inspiração para o Argo, o Fiat Grande Panda começou a ser produzido na fábrica da marca em Kragujevac, na Sérvia. O lançamento do modelo gera muita expectativa, embora a montadora italiana ainda não tenha confirmado sua chegada ao Brasil.
A estreia do carro é o pontapé inicial da fabricante para a apresentação de um novo veículo a cada ano até 2027. A nova família de automóveis tem como objetivo aumentar sua presença global e tornar a linha mais completa.
Essa série de modelos será baseada na plataforma do Smart Car da Stellantis e também contará com um SUV compacto e um fastback, que devem receber os nomes de Fiat Giga Panda e Fiat Fastback. Ambos terão variantes com sistema micro-híbrido de 48V e 100% elétrica.
Voltando ao Grande Panda, o lançamento ocorrerá primeiro nos mercados da Europa, Oriente Médio e África, com previsão de estreia por aqui somente a partir de 2027. Inclusive, ele tem grandes chances de ser o primeiro carro totalmente elétrico da marca no mercado nacional.
Conheça o Fiat Grande Panda
O automóvel compacto que servirá de base para a próxima geração do Argo tem 3,99 metros de comprimento, menor que a média da categoria. Seu visual é baseado em linhas quadradas, com um volume compacto na dianteira e uma espécie de pontilhamento de pixels que vai do centro da grade superior até os faróis.
Falando de motorização, o Grande Panda inova pouco ao trazer motores 1.0 e 1.3 Firefly, além da opção micro-híbrida (híbrido-leve) com propulsor 1.0 200 Turbo do Pulse. Na Europa, a versão híbrida leve com motor a gasolina deve gerar 136 cv de potência, enquanto a elétrica pode entregar até 113 cv.
A Fiat informou que o preço do elétrico partirá de 24.900 euros (cerca de R$ 150.584), enquanto o híbrido custará 19 mil euros (R$ 114.903). Em terras brasileiras, o novo Grande Panda tem chances de ser o carro de entrada da Fiat, com preço na faixa dos R$ 80 mil.