Automóveis afetados pelas recentes enchentes no estado gaúcho vão a leilão com descontos de 45% e 60% sobre o preço de tabela.
As empresas de seguros contratadas pelos proprietários de milhares de veículos afetados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio começaram a realizar leilões desses produtos. Os automóveis leiloados estão com preços entre 45% e 60% abaixo do valor indicado na tabela Fipe.
Realizado em junho, o primeiro leilão de carros alagados resultou na venda de 111 unidades. Outros exemplares serão colocados à venda nos próximos meses.
A maneira como os veículos leiloados foram atingidos pelas águas está expressa de forma clara no edital do leilão, que também informa que todos eles passaram por limpeza e preparação antes da venda. Algumas unidades tiveram o óleo removido, por exemplo.
O certame é bastante atrativo para muitas pessoas devido ao preço dos veículos, que está até 60% mais baixo se comparado a um exemplar do mesmo modelo em situação comum. Porém, o interessado precisa estar atento a alguns pontos antes de fechar o negócio.
Ainda que o carro tenha secado completamente, a água pode ter provocado danos e oxidado alguns componentes eletrônicos, que podem não funcionar corretamente. Esse é um risco particularmente grande em modelos mais modernos, que utilizam muitos módulos eletrônicos para controlar funções.
Visita presencial é fundamental
As empresas responsáveis pelo certame divulgam fotos e vídeos aos clientes, mas mesmo com as imagens, o cuidado ao comprar um veículo de leilão pela internet deve ser redobrado. Por isso, a recomendação dos especialistas é que o comprador faça uma visita ao carro nos pátios e unidades logísticas para conferir sua condição pessoalmente.
Até 5 mil veículos afetados pelas enchentes no estado gaúcho serão arrematados nos próximos meses, estimam entidades do setor. Uma seguradora diz que em apenas um de seus depósitos, localizado em Nova Santa Rita, há mais de 6 mil veículos prontos para serem leiloados.