Chegou ao fim a greve dos professores da Universidade de Brasília (UnB). A decisão foi tomada em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (20/6). A previsão inicial é que a categoria retorne às salas de aula na próxima semana, 26 de junho.
A paralisação dos professores começou em 15 de abril. De acordo com a Associação dos Docentes da UnB (ADUnb), os professores aceitaram a proposta do Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Aos docentes, o governo propôs um reajuste em duas parcelas, válido para os dois próximos anos e dividido da seguinte maneira: 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026. Também foi acertada a reestruturação na progressão entre os diferentes níveis da carreira.
Como a greve ocorre ocorre de forma nacional, professores de universidades e institutos federais terão até sexta-feira (21/6) para fazerem suas assembleias e deliberar sobre o acordo com o governo federal e o fim da greve docente. No domingo (23/6), a direção deverá reunir os resultados dessas assembleias.