fbpx
Pesquisar
Close this search box.

CNJ abre processo disciplinar contra juizes da Lava Jato

Gabriela-Hardt-1024x627

Por 10 a cinco, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu, nesta sexta-feira, 7 um processo para apurar a conduta de quatro juízes que atuaram na Lava Jato. O CNJ analisou o caso no plenário virtual do Conselho.

O autor do pedido é o corregedor-geral do CNJ, ministro Luís Felipe Salomão. De acordo com a decisão da maioria, serão investigados por supostas irregularidades Os desembargadores Thompson Flores e Loraci de Lima, ambos já afastado do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, e os juízes federais Danilo Pereira e Gabriela Hardt.

Conforme o CNJ, Gabriela violou deveres funcionais em um acordo que tinha o objetivo de criar uma fundação financiada com recursos da Lava Jato. Já Flores e Lima teriam descumprido deliberadamente decisões do Supremo Tribunal Federal por atuação contra o ex-juiz da Lava Jato Eduardo Appio.

Se o processo do CNJ concluir que houve irregularidades, os magistrados da Lava Jato podem receber advertência, censura, remoção compulsória, disponibilidade e aposentadoria compulsória. Também podem ser alvo de uma ação para a perda do cargo.

Comentários