A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados debateu, nesta terça-feira (4), às 16 horas, a implantação de um veículo leve sobre trilhos (VLT) para ligar Brasília a Luziânia (GO). A audiência pública foi realizada no plenário 11 e contou com a participação ativa da senadora Damares (Republicanos-DF).
A deputada Lêda Borges (PSDB-GO), responsável pelo pedido do debate, ressaltou que a ligação entre o Distrito Federal e as cidades do entorno por meio de um VLT é uma demanda antiga e cada vez mais viável para a região.
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) destacou a viabilidade técnica da ligação interestadual entre Brasília e Luziânia, apontando benefícios significativos para a população.
Durante a audiência, a senadora Damares expressou a urgência e a importância do projeto para a comunidade local: “É como se o povo aqui do Entorno não acreditasse mais que isso é possível; é possível dar uma resposta para a mobilidade aqui no Entorno”, afirmou. Ela enfatizou a relevância do VLT para diversas áreas da vida cotidiana: “Essa é uma pauta tão transversal que vai cuidar da criança, da mulher, do trabalhador, de todos”. Damares ainda garantiu que, durante seu mandato de seis anos e meio, se dedicará ao máximo para transformar essa proposta em realidade.
A deputada Lêda Borges também destacou que o VLT deve beneficiar até 560 mil pessoas que se deslocam diariamente na região, podendo atingir uma velocidade de até 100 km/h e diminuindo significativamente o tempo de viagem. “O trecho se sobressai como o mais viável entre os estudados pelo governo para seu plano de trens de passageiros”, afirmou Lêda.
O projeto envolve a adaptação de 76 km de trilhos existentes e tem um custo total estimado em R$ 80 milhões.