O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) protocolou uma ação contra o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para derrubar o sigilo que oculta os dados sobre número de fugas em presídios. O parlamentar usou a rede social X para informar seus seguidores sobre a ação.
“Acabo de protocolar Ação Popular contra o Ministério da Justiça por ter colocado sob sigilo os dados e estatísticas da fuga de presos das penitenciárias brasileiras após os fatídicos episódios de fuga de quatro detentos de estabelecimentos de segurança máxima. Tais informações são de interesse público e a sociedade não pode ser privada disso” escreveu.
Nikolas também se referiu a administração do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “desastrosa” no que diz a respeito dos presídios. Para ele, a atitude de Lewandowski de impor o sigilo faz parecer que o governo federal está escondendo algo. A informação é da revista Oeste.
“Pela primeira vez, nós vemos presidiários se evadindo de uma prisão de segurança máxima. Isso é histórico” declarou Nikolas, fazendo referência a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, em fevereiro deste ano.
*PN