José Sarney, ex-presidente da República, aos 94 anos tomou posse como Acadêmico do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal. A cerimônia ocorreu em sua casa em Brasília porque ele se recupera de problema de saúde.
No Instituto Histórico e Geográfico do DF, o ex-chefe do executivo federal vai ocupar a cadeira 41, do patrono Josué Montello, escritor maranhense que era amigo de José Sarney. Montello foi embaixador do Brasil na Unesco e atuou para conquistar o reconhecimento de Brasília como Patrimônio Cultural e Arquitetônico da Humanidade.
A cerimônia ocorrida nesta quinta-feira, 4 de abril, foi conduzida pelo presidente Paulo Castelo Branco e acompanhada pelos diretores e acadêmicos do IHG-DF, dentre eles Hugo Napoleão, Paulo Fernando, Carlos Hugo Studart, Jorge Henrique Cartaxo e Pedro Jorge de Castro.
José Sarney foi o primeiro presidente civil do Brasil após o regime militar, entre 1985 e 1990. Assumiu o cargo após o presidente eleito, Tancredo Neves, morrer antes da posse. Ele inaugurou a transição democrática.
O renomado político lembrou para o depurado federal Professor Paulo Fernando que foi o primeiro parlamentar a se mudar para a nova capital federal, em dezembro de 1959. Na época, viveu na SQS 105.
Fotos: Roberto Castello