Nesta quinta-feira (28/3), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu a liberdade provisória aos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Fábio Augusto Vieira, Klepter Rosa e Marcelo Casimiro, presos pelos atos do 8 de janeiro de 2023.
No dia da manifestação, Vieira era o comandante-geral da PMDF, Rosa era subcomandante-geral da corporação e Casimiro era o chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF. Eles foram presos no dia 18 de janeiro de 2023 e acusados de omissão, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e violação dos deveres.
A defesa dos militares conseguiu convencer Moraes de que eles podem ser soltos, sem atrapalhar as investigações. Ambos foram transferidos para a reserva remunerada da PMDF. Entre as condições para a liberdade provisória estão: usar tornozeleira eletrônica, não se ausentar do Distrito Federal, além de ficarem proibidos de usarem redes sociais.
Com informações do PN