Na tarde desta sexta-feira (16), o presidente dos EUA, Joe Biden, culpou Vladimir Putin pela morte de Alexei Navalny, o maior opositor do líder russo. O presidente americano afirmou três vezes que Putin é o responsável.
Biden convocou uma entrevista coletiva para falar sobre Navalny, que morreu nesta sexta enquanto estava preso em uma penitenciária conhecida como Lobo Polar, na Sibéria, a 60 km do Círculo Polar Ártico.
“Não se enganem, Putin é responsável pela morte de Navalny”, afirmou Biden durante a coletiva.
Um repórter então pediu para que Biden desse mais detalhes, mas o presidente dos EUA afirmou que não tinha: “Não sabemos exatamente o que aconteceu, mas não há dúvida de que a morte de Navalny é uma consequência de ações de Putin”, afirmou ele.
A causa da morte de Navalny não foi divulgada e o governo russo disse não ter nenhuma informação a respeito.
“Ele sabia a causa pela qual viveu e morreu”, afirmou Biden, que também fez comparações entre Navalny e Putin: o primeiro tinha princípios e coragem, coisas que Putin não tem, de acordo com o americano.
Biden também lembrou que Navalny poderia ter ido viver em outro país depois que foi envenenado, mas que decidiu que queria voltar para seu país.
“Ele continuou a trabalhar. Ele acreditava muito na Rússia”, disse o presidente dos EUA.
*GB