fbpx
Pesquisar
Close this search box.

SAIBA COMO VAI FUNCIONAR OS CARROS ELÉTRICOS COMPARTILHADOS NO DF

carros-eletricos-dfmobilidade.jpg

bdi-divulgação

Inicialmente, a empreitada contará com 20 veículos, exclusivos para funcionários do GDF. A partir do segundo semestre, essa quantidade subirá para 50, e o uso contemplará a população

Como forma de complementar as opções disponíveis na área de mobilidade urbana no Distrito Federal, os brasilienses terão acesso a mais uma forma de locomoção. O Executivo local, por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Projetos Especiais, assinou uma parceria com empresas que oferecerão carros elétricos compartilhados. Inicialmente, a empreitada contará com 20 veículos, exclusivos para funcionários do GDF. A partir do segundo semestre, essa quantidade subirá para 50, e o uso contemplará a população.

Metas

O governador Ibaneis Rocha anunciou a novidade na sexta-feira, em cerimônia no Palácio do Buriti. “Instalaremos pontos de tomada, onde os carros ficarão parados, como as patinetes eletrônicas. (Basta) entrar no site, fazer o cadastramento e, com o número e o aplicativo, utilizar o veículo, como (ocorre com) a bicicleta compartilhada”, detalhou. Entre as empresas e organizações envolvidas, há a Itaipu Binacional, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a BMW, que assinou contrato de comodato com o GDF para oferecer 26 veículos elétricos aos secretários do Executivo.
A iniciativa é um passo no caminho da sustentabilidade. Até 2030, o Brasil precisa cumprir os 17 objetivos da agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável. As metas passam pela redução da emissão de gases na atmosfera por meio da adoção de modelos favoráveis ao meio ambiente. Para Rudi Henri Van Els, professor do curso de engenharia de energia da Universidade de Brasília (UnB), carros elétricos compartilhados podem funcionar como nicho de mercado.

Renault Twizy

» Uso compartilhado da população
» Número de lugares: 2
» Autonomia: 80 km
» Potência máxima/rotações: 
17 cavalos/2,1 mil rpm
» Velocidade máxima: 80km/h
» Aceleração 0-45 km/h: 6,1 segundos
» Tempo de carregamento: de 40 a 60 minutos
» Pneus: Continental Eco contact, aro 13

BMW i3

» Uso exclusivo de secretários
» Potência máxima/rotações: 170 cavalos/4,8 mil rpm
» Velocidade máxima: 150km/h
» Autonomia elétrica real:     200 km
» Aceleração 0-60 km/h: 3,8 segundos
» Tempo de carregamento (carregamento rápido DC): 
39 minutos 
Fonte: CB

Comentários