Trabalhadores que estão perto de se aposentar começam a sentir os impactos da Reforma da Previdência promovida pelo Congresso Nacional em 2019. Confira o que mudou.
A Reforma da Previdência promovida pelo Congresso Nacional em 2019 vai causar mudanças significativas na aposentadoria de muitos trabalhadores a partir de 2024. As novas regras exigem que as mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos e pelo menos 15 anos de contribuição, enquanto os homens precisam ter, no mínimo, 65 anos de idade e 20 anos de contribuição.
Como a Reforma da Previdência provocou mudanças na aposentadoria?
A reforma afeta principalmente os trabalhadores que começaram a contribuir antes da aprovação da Reforma, em 2019. Para esses casos, o governo criou regras de transição.
Segundo essas regras, o prazo vai aumentando a cada ano. Assim, a partir de 2024, a idade mínima para pedir a aposentadoria para esses casos aumenta em seis meses.
Sendo assim, no caso das mulheres, o tempo vai para 58 anos e 6 meses. No caso dos homens, 63 anos e 6 meses. Já com relação ao tempo de contribuição, ele é de 30 anos para mulheres e 35 para homens.
A regra dos pontos
Além da mudança na idade mínima e no tempo de contribuição, a regra dos pontos também sofrerá alterações a partir de janeiro de 2024. A soma da idade e do tempo de contribuição vem aumentando a cada ano. A pontuação mínima para pedir aposentadoria em 2024 será de 101 pontos para homens e 91, mulheres.
Por que a Reforma da Previdência impacta a aposentadoria?
O objetivo principal da reforma da Previdência é manter o trabalhador mais tempo contribuindo antes de começar a receber a aposentadoria – uma das formas de minimizar o desequilíbrio entre o que entra em contribuições e o que é pago em benefícios.
Para se aproximar do teto pago pela Previdência, que hoje é de R$7.507, a reforma exige que o trabalhador tenha mais idade e contribua por mais tempo.
A importância do planejamento para a aposentadoria
Neste contexto, Diego Cherulli, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, destaca a importância de um bom planejamento.
Ele reforça que o trabalhador deve estar ciente de quando poderá se aposentar, com qual valor e se possui todos os documentos necessários. Isso tornará o processo mais tranquilo e evitará demoras ou processos judiciais.
Simulador do salário
O cálculo do valor da aposentadoria do INSS, é feito a partir da média dos 80% mais altos salários do trabalhador desde julho de 1994.
Além disso, os fatores previdenciários também influênciam no valor da aposentadoria, são eles:
Idade do trabalhador
Tempo de contribuição
Expectativa de vida.
Portanto, juntos, esses fatores determinam o valor final da aposentadoria.
Segue o link da calculadora do INSS, por onde é possível fazer o cálculo do valor do seu benefício. Basta seguir as instruções a seguir:
. Para utilizar essa ferramenta, é só seguir as etapas abaixo:
- Primeiramente, informe o sexo (feminino ou masculino);
- Em seguida, informe a idade atual;
- Informe a idade com a qual quer se aposentar;
- coloque o tempo de contribuição (quantidade de anos trabalhados) até o momento;
- E por fim, informe o valor médio de todos os salários diferentes no tempo de contribuição (somar todas as variações salariais e dividir pela mesma quantidade).