fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Detran-DF Promove Ação Educativa na Avenida Independência com Foco na Segurança no Trânsito

IMG-20231215-WA0399

A Avenida Independência, em Planaltina, recebeu uma ação educativa do Detran-DF na manhã desta sexta-feira (15)

Com o apoio do Policiamento e Fiscalização de Trânsito, as equipes de Educação de Trânsito do Detran-DF orientaram motoristas e pedestres sobre a importância do uso e respeito à faixa de pedestre, bem como da redução da velocidade na via e nas barreiras eletrônicas.

 

“Pedimos aos condutores que dirijam na velocidade da via e quando for barreira eletrônica, diminua para a velocidade estabelecida, que agora é de 30 km/h aqui nesta avenida. Além disso, redobrem a atenção ao se aproximarem da faixa de pedestre”, disse o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran-DF, Miguel Videl.

 

Os estudos nortearam o grupo de trabalho na elaboração de projetos de engenharia como: o reposicionamento de zonas de estacionamento, a recuperação de faixas de pedestre, a criação de zona segura para travessia, ajustes nos tempos dos semáforos, revitalização das placas de sinalização, redução da velocidade regulamentar e ajustes de velocidade das barreiras eletrônicas.

 

Logo, a velocidade regulamentar da via na Avenida Independente, que era de 60 km/h, passou a ser de 50 km/h; já os trechos de barreiras eletrônicas que eram de 50 km/h, passaram para 30 km/h.

 

De acordo com estudos do especialista em trânsito, o professor Davi Duarte, quando um veículo está a 30 km/h, a distância de parada, ou seja, da reação até a frenagem, é de 13,5 metros. Já um veículo a 50 km/h, a distância de parada é de 27,5 metros. Portanto, especialmente pedestres e ciclistas, têm na velocidade o grande inimigo da segurança. Os estudos revelam que a 30 km/h morrem 5% das pessoas atropeladas; a 50km/h, essa proporção sobe para 45%.

Comentários