fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Brasil Startups Awards premia 21 soluções inteligentes e abre espaço para polos de inovação de todo o país

O Secretário Leonardo Reisman de Ciência e  Tecnologia entregou trófeu aos premiados da noite: Foto: DFMobilidade
O Secretário Leonardo Reisman de Ciência e Tecnologia entregou trófeu aos premiados da noite: Foto: DFMobilidade

Iniciativa busca reconhecer startups brasileiras para dar visibilidade às soluções tecnológicas que estão despontando em vários estados

Em expressiva votação popular com indicações do próprio público, o prêmio Brasil Startups Awards reconheceu 21 atores da capital federal que vêm se notabilizando no ecossistema da inovação, tecnologia, empreendedorismo e startups no país. A entrega da premiação ocorreu, nesta quinta-feira (14), durante prestigiada cerimônia na Hípica Hall, em Brasília.

De acordo com Hugo Giallanza, presidente da Brasil Startup, que lidera a realização do prêmio, nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um crescimento vertiginoso nesse universo, assim como a ampliação de investimentos em startups, em torno de R$ 48 bilhões. Segundo ele, a maioria desses recursos está concentrada nas regiões Sul e Sudeste.

“A gente resolveu trazer essas discussões para o centro do país com a perspectiva de que, nos próximos anos, os outros estados, que também são reconhecidos como promotores da inovação e tecnologia, possam ter esse destino para expor e apresentar os seus projetos”, vislumbra Giallanza.

Brasil Startups Awards
A experiência de 2022 de reconhecer e premiar os atores que se destacam no setor, no Distrito Federal, levou os organizadores a ampliarem o reconhecimento para todo o país. Com isso, foram criadas 21 categorias e, diante da projeção nacional, o prêmio foi denominado Brasil Startups Awards.

As indicações ocorreram no período de 9 a 14 de dezembro e a votação foi feita por meio de login no Linkedin. Segundo a organização, a plataforma de mídia social foi escolhida por ser considerada indispensável ao universo de startups em razão da sua finalidade em promover networking e conexões profissionais. Foram computados 5,5 mil votos, sendo 1,7 mil votos únicos.

Cases
Luiz Filipe Guerra, CEO da Atmos, foi o vencedor na categoria “Startup Destaque do Ano”, que reconhece a startup que se destacou de forma mais significativa em todos os aspectos durante o ano. Sediada em Brasília, sua empresa ajuda empreendimentos de pequeno e médio porte a economizarem energia com soluções de inteligência artificial, desde maio de 2020. São mais de 50 clientes atendidos nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Para Guerra, esse reconhecimento é reflexo da jornada de aprendizado e de impacto das soluções oferecidas aos seus clientes que, além de economizarem no bolso, ajudam o planeta não emitindo gases de efeito estufa.

“Estar aqui é uma consolidação de que as startups também estão voltadas para resolver problemas climáticos e estão ganhando força. E mostra que é possível desenvolver tecnologia que impacte, não só Brasília, mas o Brasil e o mundo”, avaliou o empresário.

Vitória Porto foi a indicada que teve a votação mais expressiva superando a marca dos 120 votos únicos e foi premiada na categoria “Líder do Ecossistema do Ano”, com a Metodologia TXM, no Distrito Federal. A categoria reconhece um líder que teve um impacto significativo no fortalecimento e crescimento do ecossistema de startups.

A Metodologia TXM é um programa de inovação e empreendedorismo voltado para pessoas que têm boas ideias e querem transformá-las em negócio para mudar a realidade das comunidades onde estão inseridas, a partir de suporte técnico, consultorias, workshops e palestras.

“Me sinto muitíssimo feliz neste evento de peso. Nós sabemos que têm outras entidades importantes, outros parceiros e atores de destaque. [Isso] só me faz ter mais certeza sobre o meu propósito e mais motivação em fazer a diferença no mundo”, comemorou.

Brasil Startups
A Brasil Startups surgiu em 2011 e constitui-se de uma sólida rede de atores-chave atuando como um hub do empreendedorismo e inovação que promove a conexão entre startups e governo, mercado e academia. Também fomenta a inovação, desenvolvimento social e econômico com o propósito de impulsionar o intercâmbio de experiência, transferência tecnológica, qualificação e geração de negócios em escala global.

Confira os vencedores das 21 categorias:

Startup destaque
ATMOS
Startup do Ano Validation
Scalador
Startup do Ano Early Stage
Edumi
Startup do Ano Traction
Br.ino
Startup do Ano Scale Up
smuPweb
Líder do Ecossistema do Ano
Victória Porto
Prestador(a) de Serviço: Desenvolvimento de Software
Yes Knowledge Brokers
Prestador(a) de Serviço: Organizador de Eventos
Live Eventos
Universidade Startup Friendly
Unb
Prestador(a) de Serviço: Contabilidade
ACT Soluções Financeiras
Promotor(a) de políticas públicas do ano
Gilmar Marques
Prestador(a) de Serviço: Jurídico
Saulo Michiles
Melhor Programa Educacional de Empreendedorismo e Startups do Ano
Programa Nacional de Educação Empreendedora SEBRAE-DF
Prestador(a) de Serviço:
Marketing BP Hub
Parceiro(a) Institucional do Ecossistema
BIOTIC
Aceleradora do Ano
Cotidiano Aceleradora
Evento do ano
Innova Summit
Investidor(a) do ano
Monika Heringer
Empreendedora Destaque 2023
Erika Gadelha
Espaço de Inovação (Hubs, Habitats, Parques Tecnológicos, Espaços Públicos e Coworking)
Sebrae Lab
Mentor(a) do ano
João Félix

Patrocínio e realização
Organizado pelo Instituto Conecta Brasil e Brasil Startup, o Brasil Startups Awards conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal e patrocínio do banco BRB.

Comentários