O Governo do Distrito Federal (GDF) segue ampliando a acessibilidade e mobilidade para trazer mais conforto e segurança aos pedestres e ciclistas de Ceilândia. No Setor O, equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) trabalham na construção de 1 km de calçadas, mais amplas e acessíveis, conectando a via O-4 às margens da BR-070.
A benfeitoria tem investimento de R$ 700 mil, provenientes de recursos diretos da Novacap. O trecho contemplado beneficiará especialmente os usuários de transporte público. Isso porque as calçadas em construção irão ligar as passarelas de travessia dos pedestres ao Terminal Rodoviário do Setor O.
Recomendamos para você:
A construção das novas calçadas era uma demanda antiga dos moradores da região. “O trajeto era feito em meio ao barro. Nós, então, aproveitamos um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para adaptar à realidade do local e conseguir ampliar a acessibilidade”, explica Luiz Eduardo Pessoa, coordenador de Obras, Licenciamento e Manutenção da Administração Regional de Ceilândia.
Segundo o engenheiro, os pavimentos possuem 3 metros de largura, com pisos táteis direcionais e de alerta. O objetivo é que os trechos também sejam utilizados por ciclistas. “É uma calçada compartilhada entre pedestres e ciclistas que vai permitir um acesso mais seguro e acessível aos usuários. É uma obra social muito importante”, completa.
Concluída a instalação das calçadas, as equipes da Novacap irão trabalhar no paisagismo da área, com plantio de grama ao longo de toda a extensão do pavimento.