“As críticas me fazem amadurecer e os elogios me fazem permanecer com os pés no chão.” |
A Câmara Legislativa do Distrito Federal está de recesso desde aprovação do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PL nº 430/2019), na noite de quarta-feira (26) de junho que marcou o encerramento das votações da Câmara Legislativa neste primeiro semestre, dando início ao recesso parlamentar.
Acusados de baixa produtividade e com projetos polêmicos, poucos assertivos e muitos deles até inconstitucionais o “soldado” da linha de frente do governo Ibaneis Rocha (PMDB) enfrentou todos os desafios e permaneceu no cargo mesmo depois de ataques dos adversários e também do chamado ‘fogo amigo’ impulsionados pela ambição, inveja e poder.
O ex-deputado distrital Renato Andrade dos Santos (PR- Partido da República) respondeu a perguntas que o DFMobilidade, com exclusividade fez ao atual secretário de Articulações Políticas do GDF na Câmara Legislativa. Leia a seguir:
DFMOBILIDADE – Diante de tantas expectativas com a robusta renovação dos deputados na CLDF, o que de fato mudou e por que o eleitor não percebe a mudança? Por que nao é visível, a produtividade e significância da Câmara Legislativa?
Bispo Renato: – Em apenas seis meses, não é possível fazer uma avaliação concreta da CLDF como um todo, porém, sem dúvida, o Presidente Rafael tem conduzido com maestria a Instituição, vários parlamentares tem– se destacado dentre os novatos e, somado-se a experiência de veteranos, logo os resultados aparecerão com maior nitidez..
DFMOBILIDADE – Sobre a polêmica da sua permanência na coordenação de articulação do GDF na Câmara Legislativa, por que tanta especulação? Por que querem tanto desgastar seu trabalho?
Bispo Renato: – Enquanto tiver a bênção de Deus, a confiança do Governador Ibaneis e a parceria dos deputados, continuo desempenhando meu papel de articulador político junto a CLDF. Acho que, com a nossa equipe, temos feito um trabalho satisfatório e a tendência é o aprimoramento. As críticas me fazem amadurecer e os elogios me fazem permanecer com os pés no chão.
DFMOBILIDADE – Qual ou quais projetos aprovados no primeiro semestre que o senhor avalia mudar a vida dos brasilienses?
Bispo Renato: – Foram várias vitórias, dentre as quais destaco a expansão do Instituto Hospital de Base, a extinção da AGEFIS e do DFTrans. E, com relação às alterações na Licença dos Servidores, eles continuam com o direito de gozo desse direito, mas sem o respectivo pagamento em dinheiro, isso, equivale a uma economia de quase 200 milhões anos, dinheiro esse que ser a investido em outros investimentos em favor de todas população. Outros governos procuram fazer essas alterações e não conseguiram, todavia, no Governo Ibaneis, conseguimos essa vitória histórica com o votos de TODOS parlamentares.
DFMOBILIDADE – Qual ou quais a prioridades de projetos a serem pautados pelo governo no segundo semestre?
Bispo Renato: – Os PLs do GDF para o segundo semestre continuarão focados na busca de melhorar a qualidade de vida da população, e , também, no equilíbrio das contaspúblicas.
Bispo Renato: – A CLDF tem cumprindo muito bem o seu papel de representante da população votando o que é bom para a sociedade, fazendo i importantes modificações em Projetos do Governo, aprimorando-os. E, também, buscando o diálogo com o Governo para a não votação de Projetos que na visão dos parlamentares não trariam os benefícios almejados.
DFMOBILIDADE – As privatizações de empresas públicas já tem um previsão de quando serão apreciadas pela casa legislativa? A coordenação do governo está convencida da necessidade de vendas dessas empresas?
Bispo Renato: – Ainda não tem uma previsão, todavia, o debate tem que acontecer o mais rapidamente possível a fim de se evitar o colapso em várias áreas, pois, se não acharmos uma solução com o urgência, podemos perder nossas empresas, especialmente a CEB, já que , se a ANEEL retornar para a empresa (sem sentido), ela será vendida a preço muito baixo, aí perde a população e os servidores. É necessário que toda sociedade se una na busca de soluções. E, óbvio, que essa solução precisa manter o emprego desses valorosos servidores.
DFMOBILIDADE – Toda a sociedade brasileira está contribuindo para uma efetiva mudança, para melhor, do Brasil. Qual a contribuição ou parcela de sacrifício que os deputados distritais estão fazendo para a melhoria do Distrito Federal?
Bispo Renato: – A grande maioria dos nossos deputados distritais estão plenamente conscientes de que o momento é de dificuldade, tem votado temas polêmicos, porém, necessários. E com toda certeza o eleitor saberá reconhecer o trabalho daqueles políticos que realmente têm buscado o bem de nossa cidade e de nosso povo( demagogia ). A grande maioria entendeu que é tempo de se fazer a verdadeira política e deixar de lado a politicagem. Temos enfrentado com altivez os momentos difíceis, construindo dias melhores para o Distrito Federal
As atividades legislativas estão suspensas até o dia 31 deste mês e o funcionamento da Casa é das 13h às 19h.