fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Quadra 5 do Setor Comercial Sul recebe mais de R$ 7 milhões em obras

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

As obras de reforma na Quadra 5 do Setor Comercial Sul (SCS) vão garantir mais segurança, conforto e acessibilidade para as 150 mil pessoas que circulam diariamente pela região. O Governo do Distrito Federal (GDF) investe cerca de R$ 7,2 milhões para reurbanização completa no local.

A Quadra 5 do Setor Comercial Sul tem uma área total de 38 mil m², que será readequada de acordo com projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). Assim como foi feito nas reformas da W3 Sul, do Setor de Rádio e TV Sul e do Setor Hospitalar Sul, o planejamento é a obra no SCS seguir os mesmos padrões.

“A Quadra 5 terá novas calçadas, bancos e outros mobiliários urbanos. Vai ser feita uma reurbanização geral. A ideia é readequar a quadra para acessibilidade. Vamos colocar corrimão e itens de acessibilidade nas rampas e instalar piso tátil, entre outras ações”, explicou o executor de contrato da obra da Quadra 5, Carlos Vieira.

As equipes trabalham também na execução do piso Fulget — superfície porosa e áspera, que atribui uma característica antiderrapante indicada para áreas externas, como calçamentos. Já a Praça do Artista, localizada no coração da Quadra 5, está em fase final, com a instalação do piso e do mobiliário previsto para o local.

O comerciante Abraão Farias, 39 anos, trabalha no SCS há 28 anos. Para ele, a expectativa é grande para que a obra seja concluída. “Era necessário acontecer essa reforma aqui. A estrutura estava muito desgastada e essa obra foi um presente do GDF para nós, comerciantes”, revelou.

Já Rangel Borges, de 27 anos, é uma das 150 mil pessoas que circulam pelo local diariamente. Ele trabalha como advogado no SCS e comenta que era necessária a intervenção do governo. “É uma obra muito bem-vinda. Aqui tem muita movimentação de pessoas e, como toda obra, causa transtornos, mas confesso que está sendo bem rápido. Para a gente que circula aqui, vai ser bom”, afirmou.

Ampliação das atividades

Em maio deste ano, a vice-governadora Celina Leão assinou a lei que amplia o número de atividades no SCS. Com a medida, 300 novas atividades comerciais foram regulamentadas, como faculdades, creches e instituições de educação de nível técnico.

A iniciativa foi elaborada pela Seduh e era uma demanda antiga do comércio da região, onde os empresários tinham interesse em ocupar os espaços vazios e não conseguiam por não executarem atividades regulamentadas na lei anterior. Com o novo documento, as empresas instaladas no SCS puderam regularizar suas atividades, além de atrair outros empresários, gerando mais emprego, renda e segurança.

Comentários