fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Reforma do asfalto da Avenida Principal do Paranoá entra na segunda etapa

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A Avenida Principal do Paranoá passa por uma reconstrução asfáltica para recuperar aproximadamente 4 km de pavimento. Estão sendo investidos, pelo Governo do Distrito Federal (GDF), cerca de R$ 4 milhões na obra, que foi dividida em quatro etapas. A primeira já foi concluída e a segunda está em execução com a restauração de 830 metros no início da via, na altura das quadras 21 a 31. Faltam ser efetuados 2,1 km.

A reforma é a última fase da obra de renovação da avenida, que já conta com novas calçadas, estacionamentos e meios-fios. Os trabalhos são feitos para dar mais durabilidade ao asfalto da via, que é bastante utilizada pelos moradores da região administrativa. Para isso, a capa asfáltica é retirada e substituída após a base ser refeita.

“Tiramos a capa, nivelamos a base de novo completando com 2% de cimento e vamos fazer uma capa nova. São 37 centímetros de base e 5 centímetros de capa asfáltica”, explica o fiscal da obra da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), Douglas Leonardo Marciel Dias.

De acordo com Dias, o pavimento anterior estava com dez centímetros de capa e com a base comprometida. “Então o intuito aqui é ajeitar a base para melhorar a vida útil do asfalto e não precisar fazer recapeamento”, completa. Após a finalização, o trecho ganhará sinalização, complemento do paisagismo e implantação de lixeiras.

Melhoria para a cidade

A aposentada Josefa de Lima, 75 anos, diz que a obra era uma necessidade da Avenida Principal do Paranoá. “Aqui era cheio de buraco, o que causava até acidentes. Acredito que vai ficar muito bom”, define.

Para o promotor de vendas Luan Liborio, a reforma ocorre para a melhoria do deslocamento na região. “Pelo lado do comércio, acaba diminuindo a passagem de clientes. Mas a gente entende que é para um bem maior. E tem sido bem rápido. Então acho que vai ser muito bom”, comenta.

O administrador do Paranoá, Wellington Santana, conta que, para evitar transtornos aos motoristas, comerciantes e moradores da região, a reforma tem sido feita até as 22h e também aos fins de semana.

“Em reunião com a Secretaria de Obras, combinamos que seria feito assim para minimizar os problemas à população, já que é uma região mista, com comércio e moradia”, defende. Segundo ele, uma das novidades da reforma é a construção de um retorno em frente à feira para facilitar o fluxo de veículos.

Comentários