Atenção às PPPs, mais ônibus e novidades no sistema de bilhetagem
O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Flávio Murilo Prates, assumiu a pasta na última sexta-feira (14) com a missão de dar continuidade aos projetos considerados prioridade pelo governador Ibaneis Rocha. Segundo o novo gestor da Semob, a orientação é dar atenção às propostas de Parceria Público Privada (PPP) que estão em análise no Tribunal de Contas do DF.
Em sua primeira entrevista, Flávio Murilo Prates falou sobre as prioridades da Secretaria e sobre as novidades previstas para o sistema de bilhetagem automática do transporte público coletivo.
Quais são as orientações que o senhor recebeu do governador Ibaneis Rocha ao assumir a Semob?
R- Em princípio, o governador teceu grandes elogios à gestão do secretário Valter Casimiro na Semob, e sua primeira orientação foi para darmos continuidade ao trabalho desses últimos quatros anos, não diminuir o ritmo e implementar todos os projetos que estão sendo desenvolvidos na Secretaria. Obviamente, novas demandas vão surgir e nós vamos dar continuidade no sentido de entregar o melhor transporte público e mobilidade para a população do Distrito Federal.
A Semob tem várias propostas de PPP tramitando no TCDF, projetos que são considerados estratégicos para a mobilidade do DF. Como o senhor pretende conduzir esse setor?
R- Já fiz algumas visitas aos conselheiros, conversando principalmente com o presidente do Tribunal de Contas sobre as PPPs. Recebemos a garantia de que a Corte vai tratar os projetos com muito carinho e com agilidade. Todos esses projetos são importantes e, independentemente das prioridades, nós vamos dar toda a agilidade para responder aos questionamentos do Tribunal e para publicar os editais à medida em que as propostas forem liberadas no TCDF. O governador Ibaneis Rocha orientou para darmos atenção às PPPs porque são projetos importantes e necessários para a mobilidade do Distrito Federal.
E sobre o transporte coletivo, qual é o seu plano de trabalho?
R- Esse setor já estava sendo muito bem tratado, de forma que das cinco áreas operacionais, foram renovadas as frotas de três concessionárias. A renovação da frota continua em andamento, as empresas estão adquirindo novos veículos e também estamos trabalhando para a ampliação da frota nas áreas onde houve expansão urbana. Houve um aumento do público nos ônibus e nós temos que ampliar a frota, além da renovação. Em relação à bilhetagem, está sendo implantado um novo sistema nos veículos. O BRB desenvolveu o projeto no metrô, tivemos um período de adequação, o que é comum na implantação de novas tecnologias, e hoje estamos com a facilidade de implantar esses equipamentos nos ônibus. Alguns veículos já estão com o sistema, dentro de um projeto piloto, e em breve toda a frota estará com essa nova sistemática. É um modelo que traz maior segurança ao Sistema de Bilhetagem Automática, traz mais agilidade, e permite novas formas de pagamento, principalmente com os cartões bancários de débito ou crédito.
A Semob está ampliando a estrutura de terminais e abrigos; esses os projetos terão continuidade?
R- Nós pretendemos que os abrigos sejam universalizados, que não fique ponto sem abrigo de passageiros. E as construções e reformas de terminais também irão continuar. Não haverá descontinuidade nas obras da Semob que estão em andamento.
A Câmara Legislativa tem apresentado diversas demandas no setor de transporte e mobilidade. O senhor tem um plano de trabalho para essas questões?
R- Os deputados distritais estão bem próximos da população e trazem, com toda propriedade, as demandas de quem está usando o sistema de transporte público coletivo. Então, todos os pleitos que chegarem aqui terão a nossa atenção e teremos um relacionamento muito próximo com o legislativo.
Saiba mais sobre o novo secretário
O atual Secretário de Transporte e Mobilidade do DF é servidor de carreira do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, é formado em engenharia civil e pós-graduado em Infraestrutura de Rodovias e Barragens em Terra.
Ocupou diversos cargos públicos, como presidente do DETRAN/GO, superintendente regional do DNIT GO/DF, diretor da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (AGETOP), diretor técnico do Metrô-DF, assessor da Presidência da Assembleia Legislativa de Goiás, e Secretário Municipal de Obras de Planaltina (GO).