Nesta sexta-feira (14/4), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou a ordem de serviço para asfaltar um trecho de 16 km da DF-220 em Brazlândia.
Com investimento de R$ 26,6 milhões e execução do DER-DF, a pavimentação da rodovia DF-220 vai beneficiar mais de 20 mil motoristas diariamente, além de produtores rurais da região considerada o cinturão agrícola do DF. O trecho que será pavimentado fica entre a BR-080 e a Estrada Parque Contorno (DF-001).
“Temos que trazer o desenvolvimento para as áreas rurais. A melhoria de vida para as comunidades rurais, mas também pensando no meio ambiente que tem que ser sustentável. A produção sustentável, as famílias com qualidade de vida. É exatamente nesse sentido que nós trabalhamos”, discursou o governador Ibaneis Rocha diante de uma comunidade emocionada com a obra, pedida há pelo menos 18 anos.
Até ser concluída, a obra deve gerar 150 empregos. Para que a paisagem do local mude do barro e da terra para o asfalto, ela passará por terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização horizontal e vertical.
Embora seja executada pelo DER, a obra será financiada pela Terracap, que investe em infraestrutura no DF a partir da venda de áreas públicas. “A partir desses convênios que a gente tem com outros órgãos, como é o caso do DER, nós levamos esse recurso que a Terracap tem com o lucro da comercialização de áreas públicas e aplica em infraestrutura. É o que o governador Ibaneis Rocha determina e nós temos feito”, explica o presidente da Terracap, Izidio Santos.
Mais obras
No evento, Ibaneis Rocha anunciou que o GDF vai construir a terceira faixa até Planaltina e pavimentar a DF-128, e também trabalhar junto ao governo federal para duplicar a BR-080. Ele também anunciou a ligação entre o Lago Oeste e Sobradinho pela DF-001.
“Vamos conseguir a licença e fazer a DF-001 ligando o Lago Oeste ao Complexo Viário Governador Roriz para que a gente tenha a integração total dessa região, colocando esse desentrave na vida das pessoas, fazendo com que a qualidade de vida melhore, os acessos melhorem, as rodovias melhorem e as pessoas tenham cada vez mais prazer de morar nas regiões onde elas estão”, finalizou.