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Forro começa a ser instalado no teto do Túnel de Taguatinga

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília
Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

As primeiras placas cimentícias que vão forrar a laje do Túnel de Taguatinga começaram a ser instaladas. As peças feitas de cimento, fio sintético e celulose serão usadas para revestir o teto nas áreas próximas aos ventiladores. A cobertura vai assegurar o bom desempenho do sistema de exaustão.

O teto do Túnel de Taguatinga é nervurado, com vigas expostas formando grandes espaços livres entre elas. “Esses vãos podem causar turbulência no jato de ar liberado pelo sistema de exaustão”, explica o engenheiro civil André Borges. “Por isso, vamos forrar cinco vãos para frente e cinco para trás de cada conjunto de ventiladores”.

As armações de aço galvanizado que sustentarão as placas já estão concluídas em metade do túnel sul, por onde os veículos vão trafegar no sentido Avenida Elmo Serejo – Estrada Parque Taguatinga (EPTG). As placas cimentícias serão parafusadas a essas estruturas, conhecidas como steel frame.

A qualidade do ar no interior do Túnel de Taguatinga será garantida por 52 ventiladores. O lado sul terá 22 aparelhos. Já o lado norte exigirá uma exaustão mais potente – serão 30 equipamentos no percurso que irá da EPTG até a Elmo Serejo. Isso porque os veículos trafegarão contra a corrente de ar natural que entra pela extremidade da passagem.

Nesta terça-feira (3/1), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) determinou que o Túnel de Taguatinga será batizado de Túnel Rei Pelé.

A obra  de 1,2 km de extensão, que vai mudar a vida de quem mora e transita de carro por Taguatinga e região é considerada a maior obra viária em execução no país, com investimento de R$ 275 milhões.

A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.

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