Reeleito em primeiro turno nas eleições de 2022, o governador Ibaneis Rocha tomou posse, na manhã deste domingo (1º), em solenidade no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O líder do Poder Executivo foi empossado com a vice-governadora Celina Leão. Na ocasião, o governante reafirmou o compromisso de melhorar a qualidade de vida da população do Distrito Federal.
“Nosso compromisso lavrado hoje é de trabalho, honestidade e respeito pela população da nossa cidade”Governador Ibaneis Rocha
Ibaneis Rocha chegou à CLDF acompanhado da primeira-dama Mayara Noronha Rocha e do filho Mateus após ter iniciado a manhã em uma missa em ação de graças no Santuário São João Bosco. Antes da solenidade da própria posse, participou da cerimônia que empossou os 24 deputados distritais da nona legislatura, no Plenário da Câmara.
Por volta das 11h, teve início a cerimônia com a execução dos hinos Nacional e de Brasília entoados pela banda da Polícia Militar do Distrito Federal. O deputado distrital Robério Negreiros fez o pronunciamento inicial, enquanto o deputado distrital Iolando leu o termo de posse do governador e da vice-governadora. Em seguida, Ibaneis e Celina prestaram o compromisso de cumprir a Constituição Federal e a Lei Orgânica, trabalhando pela justiça social e o progresso do Distrito Federal.
Em sua primeira fala no novo mandato, Ibaneis Rocha se disse muito emocionado, dispensou o discurso escrito e agradeceu a Deus, aos familiares, à população do DF e aos homens e às mulheres que participaram do governo nos últimos quatro anos. Além disso, fez um novo compromisso com a sociedade brasiliense de melhorar ainda mais os serviços públicos.
“Nosso compromisso lavrado hoje é de trabalho, honestidade e respeito pela população da nossa cidade”, destacou o governador empossado. “Temos que melhorar a saúde, a segurança, gerar emprego e renda e desenvolvimento. Gerar cada vez mais educação de qualidade. Nós precisamos atuar em diversas áreas, em especial, para cuidar dos que mais precisam, ampliando nossos programas sociais e melhorando a rede de atendimento”, acrescentou.
Desafios
O governador também lembrou que os quatro primeiros anos foram muito difíceis e desafiadores devido à pandemia da covid-19. “Mesmo com todos esses problemas que tivemos, conseguimos com que o Distrito Federal voltasse a crescer, a se desenvolver e a sonhar. Com grandes obras, muito desenvolvimento, muito crescimento e muito apoio às famílias na área social. Criamos diversos programas na nossa cidade e temos que avançar cada vez mais”, detalhou.