Nesta sexta-feira (30/12), o deputado distrital Daniel Donizet (PL) aceitou o convite do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) para assumir a Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Nomeação do Donizet proporcionou ao atual deputado Sardinha permanecer com assento na CLDF. Ele é o primeiro suplente do Partido Liberal e obteve 20107 votos.
Daniel Donizet foi o quarto deputado distrital mais votado para o legislativo sendo o primeiro dentre os quatro primeiro a não ser ideologicamente como de esquerda, já que os três primeiros mais bem vontados são: Fábio Félix(PSOL), Chico Vigilante (PT) e Max Maciel (PSOL) e só depois Donizet.
O PL será decisivo nas votações relevantes em muitas pautas discutidas na Câmara Legislativa com quatro deputados eleitos: Daniel Donizet, Thiago Manzoni, Joaquim Roriz Neto e Roosevelt Vilela.
O partido do presidente Jair Bolsonaro tem como principal no quadro político no DF a derrotada Flávia Arruda que perdeu para Damares Alves (Republicanos) a vaga de senadora em outubro.
Donizet surpreendeu muitos analistas ao ter a votação que obteve em outubro, ou seja, 33.573 votos. Já Sardinha teve que se contentar com os acordos partidários para se manter no poder.
O deputado Sardinha usou sua conta no Twitter para agradecer o governador Ibaneis Rocha pelo oportunidade de nomear Daniel Donizet e como consequência a permanência de Sardinha na CLDF e toma posse nesta segunda-feira (2).
Primeiramente, quero agradecer ao Governador Ibaneis Rocha, pela oportunidade que me foi concedida de assumir a suplência de deputado distrital, logo no primeiro dia do ano.
Desejo sorte e um bom trabalho ao @danielxdonizet frente à SEMA.Gratidão!
— Deputado Sardinha (@sardinhadf) December 30, 2022