Nesta segunda-feira (12), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, discursou durante a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).
Em sua fala, o também ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que “os que atacaram a democracia, garanto, serão integralmente responsabilizados”.
O presidente do STF também criticou “ataques antidemocráticos” e disse que a atividade política “deve ser realizada sem ódio, sem discriminação e sem violência”.
“No Brasil, grupos organizados atacaram a independência do Poder Judiciário, disseminando desinformação, discurso de ódio contra seus membros e familiares, inclusive ameaçando-os verbal e fisicamente”, disse em outra ocasião.
“Essa diplomação atesta a vitória plena e incontestável da Democracia e do Estado de Direito contra os ataques antidemocráticos, contra a desinformação e contra o discurso de ódio proferidos por diversos grupos organizados que, já identificados, garanto serão integralmente responsabilizados. Para que isso não retorne nas próximas eleições”, afirmou Moraes.