fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Segurança do DF terá esquema especial no dia das eleições

Foto: Vinicius de Melo / Agência Brasília
Foto: Vinicius de Melo / Agência Brasília

Nesta quarta-feira (28/9), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e as forças de segurança do Distrito Federal informaram que terá esquema especial durante as eleições deste domingo (2/10). De acordo com planejamento, as 610 escolas que funcionarão como locais de votação terão policiamento reforçado.

Ainda segundo o planejamento, alguns prédios na Esplanada dos Ministérios, como o Congresso Nacional e as sedes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão protegidos por grades. Contudo, não há, até o momento, previsão de fechamento de vias.

Além disso, a SSP-DF afirma que haverá proteção de locais de apuração de voto, segurança de juízes eleitorais, e prevenção e monitoramento de crimes eleitorais.

“Todo o processo será monitorado por meio de servidores em campo e câmeras de videomonitoramento, com imagens que serão encaminhadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Estaremos durante todo o dia fazendo o monitoramento da Esplanada e, também, nas proximidades de locais de votação. Desta forma, qualquer mudança poderá ocorrer para garantia da segurança nesses locais” informou o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

Até o término do processo de votação, o GDF afirma que as escolas ficarão sob monitoramento da Polícia Militar, assim como os locais de apuração de votos e os cartórios eleitorais. Todo o efetivo disponível de forças de segurança estará atuando ou de sobreaviso, no domingo.

A Polícia Civil será responsável pela escolta dos juízes eleitorais e promotores. Já o Corpo de Bombeiros estará de prontidão para atuar em situações de emergência, quando necessário. Segundo a SSP, o Detran atuará no controle e organização do trânsito nas proximidades dos pontos de votação.

A Polícia Federal destacará equipes em cada uma das 19 zonas eleitorais, para atuar em casos de crimes eleitorais no dia do pleito. Caso as atividades ilícitas sejam confirmadas, os envolvidos serão direcionados à superintendência da PF, em Brasília.

Em relação ao trânsito, a Esplanada dos Ministérios permanecerá sem intervenções de trânsito ou pedestres no dia da votação, o que ocorrerá somente em caso de necessidade, conforme avaliação do gabinete de gestão estratégica.

Comentários