fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Missão da AIEA vai para a usina nuclear de Zaporozhye, diz enviado russo

Representante Permanente da Rússia junto a Organizações Internacionais em Viena Mikhail Ulyanov
© AP Photo/Florian Schroetter
Representante Permanente da Rússia junto a Organizações Internacionais em Viena Mikhail Ulyanov © AP Photo/Florian Schroetter

Uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica está atualmente a caminho da usina nuclear de Zaporozhye (NPP), disse nesta segunda-feira Mikhail Ulyanov, Representante Permanente da Rússia para Organizações Internacionais em Viena.

“A tão esperada missão da AIEA liderada pelo diretor-geral Sr. Rafael Mariano Grossi está agora a caminho da central nuclear de Zaporozhye”, escreveu ele no Twitter.

Grossi disse anteriormente que a missão da AIEA à fábrica de Zaporozhye havia sido formada e chegaria lá nesta semana. Os inspetores avaliariam os danos físicos à planta e verificariam os sistemas de segurança e proteção da instalação. Os especialistas liderados por Grossi também terão que avaliar as condições do pessoal na fábrica e tomar medidas urgentes para garantir a segurança no local.

A central nuclear de Zaporozhye, localizada em Energodar, está sob o controle das tropas russas. De acordo com o Ministério da Defesa russo, as forças ucranianas realizaram recentemente vários ataques no território da usina, usando, entre outros, drones, artilharia pesada e múltiplos lançadores de foguetes. Na maioria dos casos, os ataques foram repelidos por sistemas de defesa aérea, mas os projéteis foram registrados atingindo a infraestrutura e a área nas proximidades da instalação de armazenamento de resíduos nucleares, representando assim uma ameaça de vazamento de radiação.

A AIEA declarou anteriormente a necessidade de enviar uma missão urgente ao ZNPP devido aos riscos de segurança na instalação nuclear. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse no programa de 28 de agosto do canal de TV Rossiya 1 ‘Sunday Evening with Vladimir Soloviev’ que era Moscou quem insistia em tal visita e “fazia todo o possível para que isso acontecesse. “

TAG

Comentários