fbpx
Pesquisar
Close this search box.

DF chega a 16 casos de varíola dos macacos

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Com a confirmação de mais quatro casos de varíola dos macacos (monkeypox) pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), nesta segunda-feira (25/7), subiu para 16 o número de infectados pela doença na capital federal.

Segundo a pasta, os 16 pacientes que tiveram o diagnóstico confirmado moram em Ceilândia, Samambaia, Vicente Pires, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Park Way, Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal, Itapoã e São Sebastião. Todos são homens, na faixa etária de 20 a 39 anos.

De acordo com a SES, ainda há outros 40 casos em investigação. Na última semana, a secretaria confirmou que há transmissão comunitária da doença no DF; ou seja, o vírus está circulando na capital federal.

Para reforçar e acelerar o combate contra a doença, a Secretaria de Saúde pretende começar a realizar os testes para diagnóstico no DF.

Confome a pasta, o investimento em capacitação de profissionais e equipamentos está em andamento no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen). A intenção é iniciar os testes locais entre os próximos 15 a 20 dias, ainda em agosto.

Nesse sábado (23), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, declarou que a doença configura emergência global de saúde pública de interesse internacional, para tentar conter o surto de varíola do macaco.

Comentários