Jair Bolsonaro mostrou descontentamento com a ex-ministra Damares Alves, que se aliou ao governador Ibaneis Rocha: “Fui surpreendido com essa chapa”. Como fica o discurso do presidente em relação ao passado recente de Arruda?
Ao ser questionado por jornalistas sobre quem terá seu apoio na disputa pelo Palácio do Buriti, Bolsonaro disse que “goste ou não goste, o Arruda é benquisto no DF”. Informações de bastidores já sinalizavam que Bolsonaro apoiaria o ex-governador do DF.
Nos discursos dos bolsonaristas o ataque comum que fazem ao ex-presidente Lula é justamente pelo fato dele estar envolvido no sistema de corrupção endemico do Brasil e ter ficado preso por meses em Curitiba.
Arruda depende do julgamento no STF marcado para o dia 3 de agosto, o qual irá tratar da validação da retroatividade da Lei da Improbidade. Essa decisão faz do pré-candidato e ex-presidiário Arruda 100% ficha limpa.
O ministro André Mendonça do STF, indicado de Bolsonaro para compor a Suprema Corte anulou condenações de Arruda em processo da chamada Operação Caixa de Pandora. Será isto o suficiente para que desconfiem do “dedo de Bolsonaro” na retomada da vida política do primeiro governador preso no Brasil, José Roberto Arruda?
Além dos interesses óbvios que o PL tem em eleger governador e deputados, Valdemar da Costa Neto (presidente nacional do PL) deve ter empurrado a candidatura de Arruda.
*Hamilton Silva – Jornalista, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília, pós em Gestão Pública e editor do portal DFMobilidade.