Nesta quinta-feira (2/6), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal recomendou a volta do uso de máscara de proteção facial em ambientes fechados. De acordo com a pasta, a medida foi provocada pelo aumento de casos de Covid-19 na capital federal.
No documento encaminhado ao governo, a recomendação da Secretaria de Saúde leva em consideração dados da pandemia até 30 de maio. Desde o começo daquele mês, a taxa de transmissão aumentou no DF. Ainda segundo o texto, a série histórica da lista de espera por leitos de UTI Covid “tem sofrido aumento com o passar dos dias” e os leitos de enfermaria Covid estão com taxa de ocupação de 100%.
Além disso, a pasta sugeriu que sejam feitas campanhas que orientem sobre:
- Importância de ventilar os ambientes
- Evitar aglomerações
- Higienizar as mãos
- Completar o esquema vacinal contra a Covid-19
- Ampliar a oferta de testagem na rede pública
- Agilizar análise para identificação de novas variantes
- Abertura de 50 leitos para tratar pacientes de Covid no Hospital de Campanha da Polícia Militar, sendo 30 de enfermaria e 20 de UTI
Apesar do documento, a decisão da obrigatoriedade ou não do uso de máscaras em ambientes fechados, como recomenda a pasta, cabe ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. O chefe do Executivo local informou que “por enquanto, a medida não é necessária”.
O uso de máscaras deixou de ser obrigatório, no Distrito Federal, em ambientes fechados, no dia 10 de março passado. Ao ar livre, a proteção já não era exigida desde 7 de março.