As delegações de Rússia e Ucrânia iniciaram nesta segunda-feira (28), em Pripyat, cidade localizada no norte ucraniano, na fronteira com Belarus, as negociações sobre um possível cessar-fogo. A informação foi confirmada na manhã desta segunda pelo Ministério das Relações Exteriores de Belarus.
No domingo (27), horas depois de rejeitar uma negociação com a Rússia em Belarus, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mudou de ideia e decidiu negociar com Moscou “sem pré-condições”. Zelensky, que acusa Belarus de servir de plataforma para Moscou, disse ter telefonado ao presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.
Recomendamos para você:
Ainda neste domingo (27), Putin, determinou que as forças nucleares do país entrem em alerta de combate devido às críticas feitas por países da Otan (aliança militar ocidental) à guerra que ele move contra a Ucrânia.
“Autoridades dos países líderes da Otan permitem declarações agressivas contra o nosso país, então eu ordeno o ministro da Defesa e o chefe do Estado-Maior [das Forças Armadas] a colocar as forças de dissuasão do Exército russo para o modo especial de combate”, disse o presidente, segundo a agência estatal Tass