fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Dezenas de mortos em esmagamento no festival religioso Lag Baomer em Israel

1920

Quase 40 pessoas foram mortas e cerca de 150 feridas em uma multidão em uma reunião religiosa judaica no norte de Israel com a presença de dezenas de milhares de pessoas, em um dos piores desastres do país em tempos de paz.

Eli Beer, diretor de um serviço voluntário de ambulância israelense, Hatzalah, disse que ficou chocado com o tamanho da multidão no Monte Meron durante a noite, estimada em cerca de 100.000. “Quase 40 pessoas morreram como resultado desta tragédia”, disse ele à Rádio do Exército na manhã de sexta-feira. As crianças estavam entre os mortos.

“Infelizmente, encontramos crianças pequenas pisoteadas lá e realizamos RCP em crianças. Conseguimos salvar alguns deles ”, disse ele.

O serviço nacional de ambulâncias, Magen David Adom, disse que 14 dos cerca de 150 feridos continuam em estado crítico após serem levados às pressas para hospitais em todo o país.

O desastre ocorreu quando dezenas de milhares de judeus ultraortodoxos se aglomeraram no túmulo da Galiléia do sábio Rabi Shimon Bar Yochai do século 2 para as comemorações anuais de Lag Baomer que incluem orações noturnas, canções místicas e dança.

Testemunhas disseram que as pessoas foram asfixiadas ou pisoteadas em uma passagem, algumas passando despercebidas até que o sistema de alto-falantes soou um apelo para se dispersar. Um oficial da polícia disse ao Times of Israel que dezenas de participantes de um show “escorregaram”, caindo sobre os que estavam abaixo deles nas arquibancadas e causando um efeito dominó esmagador.

Fonte: The Guardian

Comentários