A decisão do STF em prender, em flagrante, o deputado federal do PSL Daniel Silveira deflagrou várias reações dos seus colegas de parlamento, mas também causou o silêncio estratégico de outros.
O silêncio mais barulhento foi a da deputada federal do mesmo partido Bia Kics que pleiteia a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A bancada de Brasília tem oito deputados federais e sua grande maioria não se manifestou publicamente.
A deputada Paula Belmonte não se insentou e disparou nas redes sociais sua indgnação com a decisão “Não se pode, a pretexto de combater ofensas verbais, cometer ilegalidade jurídica.” escreveu a deputada federal
Discordar e criticar – sem violência e grosseria – é uma prática salutar dos regimes democráticos. Dito isso, discordo da decisão do STF em decretar a prisão do deputado @danielPMERJ. Não se pode, a pretexto de combater ofensas verbais, cometer ilegalidade jurídica.
— Paula Belmonte (@paulambelmonte) February 17, 2021
O deputado distrital Hermeto (MDB) que teve sua eleição baseada na segurança pública também lamentou a decisão do Supremo Tribunal Federal e solidarizou com o deputado carioca que é policial militar do estado do Rio de Janeiro.