fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Secretaria de Turismo premia iniciativas que fortaleceram Brasília

premio-foto-segunda-turismo -premio VIIBra
O Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismo contou com 375 inscrições, das quais 69 foram premiadas com ouro, prata e bronze. Foram 23 categorias, divididas entre 12 Profissionais e 11 Iniciativas. Uma comissão julgadora composta por representantes da Setur-DF e entidades convidadas selecionaram os principais de cada categoria, por meio de critérios que vão desde a eficiência das ações implementadas à capacidade de aplicação das iniciativas em outros locais, passando pelos fatores de inovação, sustentabilidade e abrangência territorial.
O reconhecimento de esforços de servidores foi brindado no Projeto ViiBra de visitação que recebeu troféu da secretaria de turismo do DF
O Troféu Athos Bulcão, feito em bronze, foi entregue simbolicamente em evento transmitido pelo YouTube
O projeto ViiBra (Visitação Institucional Integrada em Brasília), do qual o Senado faz parte, recebeu o terceiro lugar do “Prêmio Brasília: O novo olhar do turismo”, na categoria Experiências Acessíveis, promovido pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur). O prêmio é o Troféu Athos Bulcão, feito em bronze. O evento de entrega simbólica dos troféus foi transmitido nessa quinta-feira (17) pelo canal da Setur no YouTube e pode ser assistido neste link.
A inscrição para o prêmio foi feita pela Coordenação de Visitação Institucional (Covisita), do Senado, juntamente com a Câmara dos Deputados; as duas Casas são responsáveis pelo programa de visitação do Congresso Nacional. Quase 400 inscritos concorreram nas várias categorias do prêmio.
Chefe do Serviço de Cooperação Institucional (Secoi), Walesca Borges elogiou o trabalho de visitação desenvolvido pela Casa mesmo durante a pandemia do novo coronavírus e disse que o troféu de bronze recebido representa uma grande honra para seu setor.
— É um reconhecimento ao nosso trabalho de disponibilizar visitas gratuitas institucionais guiadas ou espontâneas. Estamos agora com a visita virtual em função da pandemia, o que é importante porque todos estão atentos para oferecer essas visitas comprometidos com as novas demandas da sociedade, como sustentabilidade e acessibilidade — diz Walesca.
Em virtude da pandemia, as visitas presenciais foram suspensas em março e apenas as virtuais, disponíveis pelo site do Congresso Nacional, foram mantidas. Em novembro, a Covisita passou a oferecer visitas guiadas on-line pelo Microsoft Teams e pelo Zoom, plataformas de videoconferência.
Duas conquistas
Walesca destacou que ainda nesta semana a Covisita alcançou outro marco importante, que foi promover a primeira visita guiada virtual em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para ela, o aprimoramento desse tipo de serviço é um dos efeitos positivos da situação de pandemia. O próximo passo, afirma, é colocar em prática um projeto de visitação que contemple as 18 instituições do ViiBra — Senado incluso — e acentue as características de turismo da capital do país.
— Brasília não é uma cidade tipicamente turística, não temos praia e a princípio não temos o mesmo apelo que o Rio de Janeiro ou Recife, por exemplo. Então, por essa característica e em um ano de grandes mudanças, conseguimos transpor essas dificuldades. Algumas instituições do ViiBra conseguiram também fazer as visitas virtuais, e isso é muito importante — detalha.

Além de troféus e medalhas, durante o evento, a Secretária Vanessa Mendonça homenageou, com Menções Honrosas, autoridades, entidades, parlamentares e acadêmicos que vem colaborando para impulsionar a cadeia turística no DF.

Veja a lista completa dos vencedores por categoria no site do prêmio: https://www.premioturismo.bsb.br/vencedores-do-premio/

Comentários