O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu, nesta quarta-feira (29/04), adiar a reabertura do comércio no Distrito Federal para o dia 11 de maio. A previsão anterior é de que lojas e outras atividades voltassem, com restrições, a partir do domingo (03/05).
O início do uso obrigatório de máscaras pela população nas ruas também será adiado. Segundo Ibaneis, não foi possível produzir os itens em quantidade suficiente para atender a demanda.
“Acabo de sair de uma reunião com integrantes da Saúde, da Mobilidade e da Codeplan [Companhia de Planejamento do DF]. Chegamos à conclusão que precisamos de um pouco mais de tempo para nos adequarmos ao retorno das atividades. Portanto, seja qual for a posição da Justiça, decidimos adiar o retorno das atividades para o dia 11”, afirmou Ibaneis à coluna Grande Angular.
O governador se refere à ação civil pública movida pelos ministérios públicos do DF e Territórios (MPDFT), Federal no DF (MPF-DF) e do Trabalho (MPT) pedindo a suspensão imediata de todas as atividades não essenciais no Distrito Federal devido ao estado de emergência provocado pelo novo coronavírus.