Túnel Rei Pelé terá interdição noturna

Foto: Divulgação/DER DF
Foto: Divulgação/DER DF

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal anunciou a interdição parcial do Túnel Rei Pelé para a realização de um serviço de manutenção preventiva em seus robustos equipamentos de ventilação.

A operação técnica ocorrerá exclusivamente no período noturno, das 23h às 5h, com o objetivo de minimizar os transtornos e o impacto direto no fluxo de veículos da região.

O cronograma estabelece que, nesta quinta-feira, os bloqueios parciais afetarão as pistas no sentido Ceilândia para o Plano Piloto.

Já na sexta-feira, as intervenções serão direcionadas para o sentido oposto.

Para evitar o travamento total da via durante a madrugada, as equipes de engenharia manterão o trânsito fluindo por pelo menos uma faixa liberada enquanto os serviços estiverem em andamento.

A ação de manutenção tem como foco garantir a máxima eficiência e a segurança estrutural dos cinquenta e dois jatos ventiladores industriais fixados no teto da travessia subterrânea.

Os técnicos realizarão testes rigorosos para aferir os níveis de vibração e ruído de cada um dos exaustores, que pesam individualmente cerca de uma tonelada.

O perfeito funcionamento desse maquinário é indispensável para controlar a qualidade do ar no ambiente fechado e atuar na dispersão rápida de fumaça em caso de acidentes ou incêndios.

A autarquia ressalta que esse procedimento de calibragem mensal é crucial para certificar que as máquinas operam rigorosamente dentro das especificações de segurança exigidas pelos fabricantes, prevenindo falhas no sistema.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.