Boeing supera Airbus e entrega mais que o dobro de aviões em janeiro

Foto: Divulgação/Boeing
Foto: Divulgação/Boeing
O ano começou com sinais robustos de recuperação para a Boeing, fabricante norte-americana, que anunciou nesta terça-feira (10/02) a entrega de 46 aeronaves comerciais apenas em janeiro, marcando o terceiro melhor início de ano em toda a sua história.O desempenho contrasta drasticamente com o da sua principal rival, a europeia Airbus, que entregou apenas 19 unidades no mesmo período.

O volume de entregas é um indicador crucial para o mercado financeiro, pois é neste momento que as fabricantes recebem a maior parte do pagamento pelas aeronaves.

Do total entregue pela Boeing, 38 unidades foram do modelo 737 MAX e cinco do 787 Dreamliner.

Já a Airbus, enfrentando uma desaceleração natural após um dezembro intenso, entregou majoritariamente modelos da família A320neo.

Além das entregas físicas, o otimismo em Wall Street é alimentado por novos contratos, bom momento pois a gigante americana registrou 107 pedidos brutos no mês.

Entre os destaques estão a compra de 50 jatos 737 MAX pelo Aviation Capital Group e a confirmação de 30 unidades do mesmo modelo pela Air India, que segue em agressiva expansão.

Outro marco importante foi o movimento da Delta Air Lines, que formalizou seu primeiro pedido direto de Boeing 787 Dreamliners, comprometendo-se com 30 jatos de fuselagem larga (widebody) para modernizar sua frota e substituir modelos menos eficientes.

Os dados de janeiro reforçam a tendência observada em 2025, quando a Boeing entregou 600 aviões e superou a Airbus em pedidos líquidos pela primeira vez em sete anos.

Com uma carteira de encomendas que ultrapassa 6.100 aeronaves, a direção da empresa avalia que as bases para o crescimento sustentável estão estabelecidas, deixando para trás os anos de crise.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.