Irã apreende dois navios e EUA abatem drone às vésperas de negociação nuclear

gettyimages-172270756-612x612
Nesta quinta-feira (05/02), o Golfo Pérsico enfrenta mais um dia de tensão, devido a instabilidade militar e acordos envolvendo a região envolvendo a região, segundo as autoridades de Teerã, os navios estariam envolvidos em uma rede organizada de contrabando de combustível que opera na região há meses.

A operação resultou na confiscação de mais de um milhão de litros de diesel e na detenção de 15 tripulantes estrangeiros.

O incidente não é um fato isolado, mas parte de uma escalada perigosa que ocorre apenas um dia antes de uma rodada crucial de negociações nucleares entre Washington e Teerã, programada para acontecer em Omã.

O cenário diplomático foi contaminado por confrontos diretos ocorridos no início da semana.

Na última terça-feira, a Marinha dos Estados Unidos protagonizou um confronto no Mar da Arábia, a cerca de 500 milhas da costa iraniana. Um caça furtivo F-35C, que decolou do porta-aviões USS Abraham Lincoln, abateu um drone iraniano modelo Shahed-139.

O Comando Central dos EUA informou que a aeronave não tripulada se aproximou de forma agressiva e ignorou as tentativas de desescalada, forçando a destruição do equipamento em legítima defesa.

Horas após o abate do drone, outro episódio elevou a temperatura no Estreito de Ormuz, quando lanchas rápidas iranianas tentaram interceptar o navio-tanque de bandeira americana M/V Stena Imperative, ameaçando abordar a embarcação.

O petroleiro precisou ser escoltado por um contratorpedeiro e aeronaves da Força Aérea dos EUA para seguir viagem em segurança.

Apesar do clima beligerante, a Casa Branca confirmou que pretende manter a agenda diplomática.

Enviados especiais americanos, como Steve Witkoff e Jared Kushner, são esperados em Omã nesta sexta-feira (06/02) para dialogar com o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi.

No entanto, a retórica em Teerã endureceu, assim figuras ligadas ao governo iraniano chegaram a alertar que o Estreito de Ormuz poderia se transformar em um cenário de massacre caso as hostilidades continuem.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.