Rede pública do DF oferece atividades gratuitas para combater o sedentarismo em 2026

Foto: Agência Saúde DF
Foto: Agência Saúde DF
Ao virar o ano , muitas pessoas buscam abandonar o sedentarismo, que hoje se destaca por ser um dos principais vilões da saúde moderna, sendo assim a inatividade física é apontada como o fator de risco direto para o desenvolvimento de doenças cônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e câncer.

Diante da situação da saúde publica , o auxilio para a população nessa mudança de hábito vem da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), que disponibiliza uma série de atividades gratuitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A oferta varia de acordo com a região, incluindo desde grupos de caminhada e ginástica coletiva até práticas como yoga, tai chi chuan e circuitos multissensoriais.

Especialistas do Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (Cedoh) alertam que o sedentarismo não é apenas a falta de esporte, mas o excesso de tempo que se passa parado. Por isso, pequenas mudanças na rotina são essenciais.

A recomendação dos profissionais é aproveitar os deslocamentos diários para se exercitar, como ir a pé ou de bicicleta para compromissos próximos, ou descer do ônibus uma parada antes do destino.

Pausas ativas durante o expediente de trabalho e a realização de tarefas domésticas também contam como movimento válido para atingir a meta de 150 minutos semanais recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.