O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF) estruturou um plano de contingência para garantir a segurança dos participantes da 53ª Corrida de Reis, no sábado (31/01), e dos torcedores que irão à final da Supercopa Rei, no domingo (1º/02).
Para a Corrida de Reis, que deve reunir cerca de 20 mil atletas, o dispositivo de segurança será montado a partir das 17h nas proximidades do Palácio do Buriti.
A operação contará com uma Unidade de Suporte Básico (USB) e quatro motocicletas (motolâncias), posicionadas para acompanhar o fluxo da prova até a chegada na Arena BRB Nilson Nelson.
As equipes são compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores treinados para emergências em movimento.
Já no domingo, o desafio é ainda maior com a final entre Flamengo e Corinthians.
A expectativa de 70 mil pessoas na Arena BRB Mané Garrincha motivou um reforço na estrutura, assim O Samu-DF atuará na área externa do estádio com um Veículo de Intervenção Rápida (VIR), uma USB e quatro motocicletas.
O efetivo incluirá médicos, além da equipe de enfermagem, focados em atender intercorrências antes e depois da partida.
A direção do órgão destacou que a estratégia envolve deixar as equipes o mais próximo possível dos locais de concentração para reduzir o tempo de resposta, enquanto a Central de Regulação Médica permanece em alerta na retaguarda.
Para os atletas e torcedores, a recomendação das autoridades de saúde é manter a hidratação constante, usar roupas leves e proteção solar, medidas simples que evitam casos de mal-estar e desidratação durante os eventos.




