A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) promove, a partir das 9h, a terceira audiência pública para atualizar o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU).
O encontro será no auditório da Câmara Legislativa e tem um diferencial: vai colocar na mesa propostas que podem ser implementadas em até um ano.
Ao contrário de debates focados apenas em obras distantes, a pauta de sábado inclui intervenções de “curto prazo” que afetam o dia a dia imediato.
Entre as sugestões que serão apresentadas pelos técnicos e pela Universidade Federal de Santa Catarina estão o aumento da frequência dos ônibus noturnos, melhorias na acessibilidade de terminais e a instalação de bicicletários nas estações de metrô, a ideia é ouvir quem usa o sistema para validar soluções rápidas de urbanismo e segurança nas paradas.
Mas o planejamento pesado também terá espaço, assiim prognóstico oficial vai detalhar projetos estruturantes essenciais, como os novos corredores de BRT (Norte e Sudoeste), a criação do VLT em Taguatinga e Ceilândia, além da tão aguardada expansão do metrô em Samambaia.
A participação popular é híbrida: quem não puder ir presencialmente ao auditório Lindberg Aziz Cury poderá acompanhar a transmissão online e enviar contribuições por escrito, que serão consolidadas no documento final do plano.




