O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), ampliou de forma significativa o serviço de transporte de vizinhança conhecido como Zebrinha, que saiu do eixo restrito ao Plano Piloto e agora atende 17 regiões administrativas, transportando cerca de 20,7 mil passageiros por dia. A iniciativa reforça a estratégia local de agilizar deslocamentos urbanos, conectar bairros às estações de metrô e facilitar o acesso a serviços e oportunidades de trabalho.
O Zebrinha tem como foco principal atender trajetos internos nos bairros e fazer a integração com outros modais, como o metrô, funcionando como um complemento essencial à malha de transporte público do DF. O serviço reforça a mobilidade de curta distância — muitas vezes negligenciada pelos grandes ônibus convencionais — e chegou a regiões como Águas Claras, Arniqueira, Taguatinga, Ceilândia, Vicent e Pires, entre outras.
A tarifa básica é de R$ 2,70, mantida com subsídio da administração pública, o que ajuda a manter em Brasília uma das tarifas médias mais baixas do país. O modelo tarifário permite ainda que, caso o usuário realize mais de uma ligação no mesmo sentido, complemente o valor da tarifa até um máximo de R$ 5,50, favorecendo quem precisa se deslocar por mais de um trecho integrado.
Segundo a Semob-DF, a demanda pelos serviços de Zebrinha cresceu 26% nos últimos meses, reflexo da recuperação do transporte público no pós-pandemia e da renovação da frota, hoje considerada a mais nova do Brasil. A pasta destaca que, com a expansão, o sistema de transporte coletivo do DF deve alcançar quase 390 milhões de viagens em 2025, superando os níveis anteriores à crise sanitária.
A linha 0.008 em Águas Claras, uma das primeiras fora do Plano Piloto, já transporta cerca de mil passageiros por dia, reduzindo tempos de caminhada e melhorando a conexão entre áreas residenciais e estações de metrô, escolas e centros comerciais. Moradores relatam que o serviço facilita a rotina e diminui consideravelmente a jornada diária de deslocamentos.
Além da expansão territorial, o Zebrinha está inserido em um contexto maior de políticas de mobilidade — incluindo o programa Vai de Graça, que ampliou a gratuidade no transporte público aos domingos e feriados, contribuindo para um aumento expressivo no número de usuários nestes dias.
A ampliação dos Zebrinhas representa um passo concreto para reduzir a dependência de automóveis e tornar os deslocamentos urbanos mais eficientes e acessíveis no Distrito Federal, reforçando a integração entre modais e aproximando o transporte coletivo das necessidades reais da população.
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