Mobilidade urbana do DF acelera em 2025 com tecnologia, novos ônibus, zebrinhas e patinetes
A mobilidade urbana do Distrito Federal registrou avanços substanciais ao longo de 2025, consolidando investimentos em tecnologia, ampliação de serviços e melhorias na infraestrutura voltada ao transporte coletivo e micro-mobilidade. A iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) priorizou a expansão de opções de deslocamento para milhares de moradores, reforçando a política de integração e acesso ampliado ao transporte público.
O programa Vai de Graça, instituído pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), garantiu gratuidade no transporte coletivo aos domingos e feriados, estimando mais de 30 milhões de viagens gratuitas até o fim do ano, segundo o secretário Zeno Gonçalves. A ferramenta é apontada pelo GDF como um mecanismo de transferência de renda e estímulo à utilização do metrô e dos ônibus.
No campo tecnológico, a introdução do aplicativo DF no Ponto e a instalação de QR Codes nas paradas de ônibus permitiram aos usuários acompanhar em tempo real os coletivos, reduzindo esperas e otimizando rotas. Este tipo de tecnologia tem sido apresentado pela administração como fator de melhoria na experiência do passageiro no transporte coletivo.
Do ponto de vista da frota, o DF recebeu 343 novos ônibus em 2025, dos quais 254 foram destinados à renovação, 87 à expansão e dois para substituição, elevando a frota para 3.063 veículos em circulação — a maior do país com tecnologia Euro 6, conhecida por reduzir emissões de poluentes e com idade média de 3,6 anos.
A ampliação do transporte de vizinhança Zebrinha também marcou o ano: o serviço passou a operar com 65 veículos em 15 regiões administrativas, incluindo o primeiro zebrinha elétrico, e centenas de abrigos foram instalados ou reformados nas paradas de ônibus. A expansão deste modal tem sido noticiada como capaz de integrar áreas menos atendidas ao sistema de transporte principal, com mais de 20 mil usuários diários relatados em algumas regiões.
Em mobilidade sustentável, o Distrito Federal encerrou o ano com 737 km de ciclovias e 660 paraciclos instalados, além da operação de 2.700 patinetes elétricos em dez regiões, totalizando mais de 1,1 milhão de viagens previstas.

Do ponto de vista da infraestrutura física, a concessão e modernização de espaços como a Rodoviária do Plano Piloto, com investimento previsto de R$ 120 milhões e certificação internacional, e as reformas em terminais como o da Asa Sul e Gama reforçam a aposta do GDF em facilitar o acesso à mobilidade urbana.
No balanço, os avanços de 2025 demonstram um esforço institucional em direção à modernização e integração do sistema de transporte público do DF, combinando tecnologia, expansão de serviços e investimentos em infraestrutura. Para 2026, a previsão de implantação de mais abrigos e a continuidade de programas integrados devem ser determinantes para consolidar essas melhorias junto à população.
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