Após 11 anos Autódromo de Brasília reabre como a maior pista do país e recebe a Stock Car

Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
A vocação de Brasília para o automobilismo antecede a inauguração da cidade. A primeira menção a uma corrida data de 1958. Embora a ideia inicial de uma corrida na Avenida do Contorno (EPCT) tenha sido vetada, o esporte foi incluído na programação oficial da inauguração da nova capital com o “Grande Prêmio Juscelino Kubitschek”, em 23 de abril de 1960.

Naquele dia, 55 pilotos e 47 veículos participaram de provas em um traçado triangular entre a Praça dos Três Poderes, a Rodoviária e o Eixão Sul. A partir daí, a capital passou a ser cenário de corridas de rua, estimuladas pelas avenidas largas.

A construção de um autódromo definitivo foi impulsionada por fatores políticos e econômicos na década de 1970, incluindo o chamado “milagre econômico” e o “efeito Fittipaldi”. O Autódromo Internacional de Brasília começou a ser construído em 1972 e foi inaugurado em 3 de fevereiro de 1974, com uma corrida extra da Fórmula 1 vencida por Emerson Fittipaldi. O projeto, desenvolvido pelo DER-DF, resultou em um circuito inovador e extenso.

Com 5.384 metros de extensão, a pista de Brasília supera os 4.309 metros de Interlagos, tornando-se, com sua reativação, a maior em atividade no país. O traçado se distribui em seis layouts diferentes, com 16 curvas e três retas principais, a maior com 803 metros.

Após quase 12 anos fechado, o complexo passou pela primeira grande reforma estrutural. Um investimento de R$ 60 milhões (na primeira fase) foi usado para modernizar o traçado, mantendo as características originais, e substituir completamente o pavimento por um asfalto de 20 cm de camada e alta durabilidade.

Arte: Agência Brasília

A segurança foi um foco central da reforma, com a inclusão de 13 áreas de escape, 40 mil m² de caixas de brita e mais de 10 mil metros de guard rails triplos. A estrutura busca homologação da FIA e da FIM. O local também se destaca pela localização central e pela ampla visibilidade da pista.

A reabertura oficial está marcada para o dia 30 de novembro, com a penúltima etapa da Stock Car 2025 e um show de Bell Marques. A programação de quatro dias inclui um desfile de carros (dia 27/11), visitação de escolas públicas (dia 28/11) e a corrida sprint (dia 29/11). O GDF disponibilizará ingressos gratuitos (via BRB) e estenderá o programa Vai de Graça (transporte público gratuito) para o sábado (29/11), além do domingo (30/11), para facilitar o acesso do público.

As próximas etapas da obra, previstas para 2026, contemplarão a entrega de 40 boxes, kartódromo, centro médico e um Museu do Automobilismo, com investimento total previsto de R$ 100 milhões.

 

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