Recuperação asfáltica da DF-009 avança no Lago Norte com investimento de R$ 5,2 milhões

Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
 Quem passa pela Estrada Parque Península Norte (DF-009) já nota a diferença com as obras de pavimentação promovidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Desde meados de agosto, os trabalhos comandados pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) foram retomados em ritmo intenso e abrangem todo o trecho de 8,5 km da via, principal ligação do Eixo Rodoviário Norte (BR-450) ao Lago Norte.

Com investimento de R$ 5,2 milhões, já incluindo os aditivos contratuais, a obra atende uma via que recebe aproximadamente 30 mil motoristas diariamente. A DF-009 sofria, havia anos, com um pavimento excessivamente remendado, que gerava trepidações e desconforto. A recuperação completa desse asfalto era considerada mais do que necessária para renovar a pista e torná-la mais segura.

A intervenção no Lago Norte compreende dois contratos distintos, abrangendo o trecho entre as quadras 3 e 4, de cada lado, até a quadra 13/14. O processo começa com a fresagem do asfalto deteriorado. Os trechos em pior condição foram previamente catalogados. Após a fresagem, é aplicada uma nova capa de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), para cobrir as duas faixas de rolamento e também a ciclofaixa.

Garantir boas condições de rolamento é fundamental para o conforto e segurança dos motoristas. Uma pista nova reduz bastante o risco de acidentes, já que evita desvios e frenagens bruscas por causa de buracos. A obra inclui fresagem, recomposição, recapeamento e sinalização horizontal, com pintura de faixas e zebrados.

Nos segmentos 10 e 11, a ciclofaixa (11.100 metros quadrados) está 100% concluída. No segmento 10, foram pavimentados 8.540 metros na faixa 2 e 1,2 mil metros na faixa 1. Também foram aplicados 3 mil metros quadrados de microrrevestimento, o que garante mais segurança e qualidade à região.

Moradores da região relatam que o asfalto melhorou bastante. A nova pavimentação também beneficia os ciclistas. Antes da obra, era preciso desviar de buracos para evitar acidentes, o que levava motoristas a pegarem outros caminhos. Com o recapeamento, a via principal voltou a ser utilizada com mais frequência.

 

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