A história do automobilismo em Brasília

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A relação de Brasília com o automobilismo começou muito antes de a cidade ter, de fato, um autódromo. O entusiasmo por carros e velocidade surgiu durante o planejamento da nova capital, impulsionado pelo estímulo à indústria automobilística no Brasil e pelo próprio traçado viário da cidade.

A primeira menção a uma corrida na cidade data de 1958, dois anos antes da inauguração. Segundo dados do Arquivo Público do Distrito Federal (ArpDF), a ideia era utilizar a recém-criada Avenida do Contorno (hoje EPCT), uma estrada ovalada de 120 km. Embora a presidência tenha aprovado a sugestão, a direção da Novacap na época vetou o evento.O automobilismo foi, no entanto, incluído na programação oficial da inauguração da nova capital com o Grande Prêmio Juscelino Kubitschek, em 23 de abril de 1960. O trajeto foi um triângulo desenhado entre a Praça dos Três Poderes, a Rodoviária e o Eixão Sul.

Naquele dia, 55 pilotos e 47 veículos participaram de três provas. O grande vencedor foi o paulista Jean L. Lacerda, pilotando uma Ferrari, que recebeu o troféu das mãos do pentacampeão de Fórmula 1, Juan Manuel Fangio. A partir daí, a capital começou a ser cenário de corridas de rua, como os 500 km e os 1.000 km de Brasília.

Fotos: Agência Brasília/Arquivo Público

A construção de um autódromo definitivo foi impulsionada por fatores políticos e econômicos na década de 1970. O “milagre econômico” e o “efeito Fittipaldi”, com o primeiro título brasileiro na Fórmula 1, criaram o contexto ideal para a obra. O Autódromo Internacional de Brasília começou a ser construído em 1972 e foi inaugurado em 3 de fevereiro de 1974.

A corrida inaugural foi uma disputa extra da Fórmula 1, vencida por Emerson Fittipaldi, que havia vencido o GP de Interlagos na semana anterior. O projeto do autódromo foi desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) após uma pesquisa técnica no Grande Prêmio da Argentina. O resultado foi um circuito inovador e extenso, com 5.384 metros.

Após quase cinco décadas, o traçado original foi modernizado pela primeira vez. A reforma estrutural, promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) com investimento de R$ 60 milhões, manteve a essência da pista. A reabertura oficial, marcada para o dia 30 deste mês com a Stock Car, ocorre simbolicamente poucos dias após o Grande Prêmio de Interlagos.

O resgate deste local histórico é visto como um compromisso da atual administração. O autódromo, fechado há 11 anos, volta a ser um importante local de entretenimento e lazer para a população do Distrito Federal, trazendo de volta uma parte importante da história da cidade.

 

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