GDF investe R$ 2,5 milhões em rede de captação da água da chuva em área de risco de Arniqueira

Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

A Avenida do Mirante, em Arniqueira, antes conhecida pelos transtornos causados pelas chuvas, passa por uma transformação. Com investimento de R$ 2,5 milhões, o Governo do Distrito Federal (GDF) avança na construção de uma galeria pluvial de 600 metros. A obra visa dar fim às fortes enxurradas que desciam das áreas mais altas. Até a primeira semana deste mês, já foram instalados quase 400 metros de dutos.

A construção é coordenada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A empresa mapeou os pontos críticos para receber intervenções emergenciais de drenagem. A descida do Mirante foi priorizada por concentrar grande volume de águas vindas das partes altas do Areal e dos conjuntos 5 e 6 de Arniqueira.A região, uma das mais altas de Arniqueira, era historicamente afetada pelas chuvas. Em 2024, as enxurradas arrancaram o asfalto, abriram crateras e atingiram casas, provocando prejuízos. De acordo com a Novacap, os resultados obtidos até aqui já diminuem o volume de água.A obra é vista como a solução para os problemas de chuvas na região. Por ser uma cidade com muitos declives, era necessária uma estrutura que garantisse segurança. Moradores relembram que o local era tomado pelo barro e por lixo acumulado, virando um rio quando chovia. A obra era esperada há muito tempo e deve permitir a passagem segura de ônibus, motos e carros de aplicativo.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.