Céu de Brasília sob o controle e a atuação vital do CINDACTA

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

As decolagens e aterrissagens que marcam o céu de Brasília, próximo ao aeroporto, demonstram o quão intenso é o fluxo de aeronaves, que diariamente são monitoradas e gerenciadas por uma complexa e robusta estrutura de tráfego e controle aéreo.

O Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle Tráfego Aéreo (CINDACTA I), no Distrito Federal, subordinado à Força Aérea Brasileira (FAB), é o cérebro dessa operação, sendo responsável por vigiar e operar um dos espaços aéreos mais movimentados da América do Sul. A sua atuação é um pilar essencial, não apenas para o Aeroporto JK, mas para toda a mobilidade aérea nacional, construindo uma reputação própria para o país.

O CINDACTA possui operação 24 horas por dia funcional, utilizando radares de alta tecnologia para a vigilância de todas as aeronaves em seu setor. Controladores de tráfego aéreo mantêm a comunicação constante via rádio com os pilotos, fornecendo autorizações e orientações de rota, altitude e velocidade, seja para aeronaves em rota, ou nas fases críticas de aproximação e saída do Aeroporto JK.

Ao garantir a segurança e a eficiência das milhares de decolagens, pousos e sobrevoos que passam pela capital, o CINDACTA vem consolidando uma infraestrutura federal indispensável para o funcionamento do Aeroporto de Brasília como um dos principais hubs do País, assegurando a conexão vital da capital com o restante do mundo.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.